Destaque PrincipalNotícias

Terra Madre Brasil acontece em formato on-line e gratuito

De 17 a 22 de novembro, programação do evento contará com a participação de agricultores familiares, educadores e pesquisadores para debater sobre uma alimentação limpa e justa

Diante do momento em que estamos vivendo, a terceira edição do Terra Madre Brasil acontecerá de maneira virtual. Assim, de 17 a 22 de novembro, a intensa programação do evento será on-line e contará com a participação de agricultores familiares, educadores e pesquisadores.

Além disso, pensando nas comunidades rurais participantes que têm restrições de acesso à internet, a organização do evento realiza um levantamento nas 120 comunidades inscritas. Com isso, pretende oferecer a possibilidade de apoio com dados móveis. Em casos de participação em espaços de fala, o Slow Food Brasil oferecerá apoio estrutural para facilitar a transmissão e conexão.

Promovido pelo Slow Food, o Terra Madre Brasil faz parte da programação internacional do Terra Madre – Salone del Gusto 2020, que será lançado de 8 a 12 de outubro de 2020; e que se estende até abril de 2021.

Continua após o anúncio

Programação

Entre as atividades do Terra Madre Brasil para este ano estão rodas de conversa com integrantes da rede Slow Food Brasil, incluindo comunidades rurais e urbanas, e de organizações parcerias. Toda a programação do evento será norteada por três eixos: Cultura alimentar e biodiversidade; Educação alimentar, segurança alimentar e nutricional e alimentação escolar; e Incidência política e mobilização da sociedade civil. Além disso, como o evento coincidirá, no dia 20 de novembro, com o Dia da Consciência Negra, a programação contará com temas voltados às questões raciais e à comida de terreiro.

A lista de atividades inclui, ainda, espaço educativo com laboratórios para crianças; oficinas do gosto envolvendo cozinheiros da rede Slow Food que atuam na valorização dos biomas brasileiros e representantes de comunidades rurais; projeções de filmes e documentários seguidos de bate-papos; apresentações culturais; e, ademais, um mapa interativo, em que será possível conhecer comunidades, agriculturas familiares e Indicações Geográficas.

Já o encerramento, no fim de semana, apresenta dois grandes Diálogos do Terra Madre, cuja proposta é refletir coletivamente, servindo como espaço de problematização, sobre o sistema alimentar e seus impactos no que tange a cultura alimentar, a justiça social e o equilíbrio ecológico.

Confira mais detalhes no site.

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar