Notícias

Viçosa recebe segunda edição de festival gastronômico e cultural

Da Redação

Fotos Arquivo PDM e Prefeitura da Viçosa/ Divulgação 

Depois do sucesso do ano passado, a cidade de Viçosa, em Minas Gerais, realizará a segunda edição do Festival de Gastronomia e Cultura. O evento acontecerá entre 20 e 23 de setembro, na Estação Hervé Cordovil, e contará com a presença de chefs e especialistas sobre gastronomia e cultura, além de atrações musicais.

Continua após o anúncio

Para essa edição, um dos temas que serão discutidos é o uso de Panc’s (Plantas alimentícias não convencionais). Nas aulas-shows, os chefs usarão as plantas durante a elaboração dos pratos.

Abrindo o festival, no dia 20, a orientadora de curso do Senac Conselheiro Lafaiete, Adriana Gurgel, preparará pratos veganos, além de falar sobre quitandas sem lactose e glúten.

No dia 21, Adriana Gurgel volta para ensinar receitas vegetarianas. Enquanto Mauro César de Paula, chef executivo do Hotel Escola Senac Grogotó, dará uma aula-show sobre PANCs, cozinha de vanguarda e cozinha clássica regional; Claude Capdeville, chef da Toca do Chopp, ensinará receitas ligando Minas Gerais a Brasília; e Duda Pádua, curador do Festival de Gastronomia e Cultura de Viçosa, mostrará os sabores e alma da roça.

A programação será intensa no sábado, com três palestras: Simone Sampaio, da Fazenda Jardim das Oliveiras, falará sobre o papel da mulher no mundo do café especial e as possibilidades de aplicação do café no mercado; Vani Fonseca Pedrosa, consultora técnica do Senac em Minas Gerais, discutirá como o primórdio da cozinha mineira está transformando o turismo com base na gastronomia; e Ricardo Castilho, diretor editorial de Prazeres da Mesa, analisará o passado, presente e futuro da gastronomia brasileira.

Ainda no dia 22, acontecerão aulas-show com Gil Guimarães, chef da Baco Pizzaria, Parrilla Burger, Napoli Centrale e C6, que ensinará como preparar a verdadeira pizza napolitana; e Jimmy McManis, do programa Mais Você, da Rede Globo; que apresentará sua culinária criativa.

Para finalizar, uma roda de debate mediada por Ricardo Castilho abordará a ponte entre o campo e a mesa. Participarão da conversa, Martha Tatini, professora mestre em educação alimentar e ambiental; e o chef Duda Pádua.

No domingo, 23, acontecerão três aulas-shows. Sae Young Kim, do New Shin La Kwan, apesentará a versatilidade do kimchi; Juliana Starling, chef do Kulinário Personal Chef, ensinará receitas que se reinventam ao longo dos anos; e José Zaharam Rodrigues Júnior, chef do Restaurante Cedrus, abordará as receitas com ingredientes que saem do próprio quintal.

As inscrições para as aulas e palestras podem ser realizadas no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), na Estação Hervê Cordovil, ou via WhatsApp (31) 98859-8878.

Festival de Gastronomia e Cultura de Viçosa

Estação Hervé Cordovil,R. Joaquim Alves, 122-336, Silvestre, Viçosa, MG

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo