Nutrir – o novo livro de receitas de Gisele Bündchen
Descubra como uma alimentação saudável ajudou a melhorar a vida da modelo brasileira mais famosa do mundo e em como você pode melhorar a sua também
A vida de uma super modelo pode parecer fácil para quem olha de fora. Desfiles, viajar o mundo, usar roupas de grifes e ainda estampar capas de revista de diferentes países. Mas quando o corpo começa a cobrar o preço da rotina, todo esse glamour se perde. Não se pode esquecer que uma alimentação saudável é muito importante. É o que se mostra em Nutrir, o novo livro de receitas de Gisele Bündchen.
Publicado pelo Grupo Editorial Record, sob o selo da BestSeller, o livro com mais de 250 páginas vai mostrar como foi o início da carreira da modelo brasileira mais conhecida no mundo, e em como ela teve que mudar toda a alimentação para dar conta da carreira. Além de trazer quase uma centena de receitas saudáveis.
No começo do livro, Gisele Bündchen conta como foi o início da trajetória de modelo: “Aos 13 anos, eu era muito alta e isso me deixava desconfortável. Minha postura era péssima porque eu vivia me curvando para parecer mais baixa. Para resolver o problema postural, minha mãe me matriculou em um curso de modelo. E durante uma excursão da turma do curso a um shopping, um olheiro reparou em mim”.
Depois de trabalhar muito, a modelo conseguiu oportunidades de desfilar em outros países e a carreira dela estava indo de vento em popa. E foi nessa hora que o corpo de Gisele começou a cobrar um preço alto.
Ela conta que não conseguia se alimentar direito e também mal dormia durante a época de desfiles: “Um café da manhã em geral era um mocha frappuccino e um cigarro. Eu bebia café e comia o que tivesse no set, balas doces, qualquer coisa”.
Um jantar comum nessa época para a modelo era junk food, como pizza e batata frita, e vinho. A rotina corrida, a falta de sono, aliada a má alimentação e o consumo de álcool começou a gerar problemas para Gisele. Ela conta que começou a ter crises de pânico e de ansiedade.
Depois desses episódios, a modelo quis mudar tudo e conseguir viver. Foi então que ela procurou ajuda. No primeiro momento, os médicos prescreveram medicações para depressão e ansiedade, mas ela gostaria de tratamentos naturais, como via a avô fazendo.
O tratamento alternativo foi recomendado por um osteopata: “Ele propôs uma mudança radical. Acrescentou suplementos e vitaminas, eliminou o café, nicotina, açucares, glúten e o álcool. Depois de três meses eu recebi alta. Criei novos hábitos e um novo estilo de vida”.
Depois desses episódios, Gisele conta que entendeu o significado da frase “o alimento e seu remédio”. Até os dias de hoje, ela segue com uma dieta saudável e praticando atividade física.
E em Nutrir, o novo livro de Gisele Bündchen, a modelo conta com mais detalhes sobre como é a alimentação dela nos dias de hoje, quais suplementos toma, como é a rotina e também quais são os utensílios de cozinha que ela utiliza.
O ponto alto do livro são as receitas. Ela estão divididas em categorias: frutas para o dia a dia, café da manhã e pães, saladas, sopas, hortaliças do dia a dia, proteínas favoritas, crocantes e condimentos, e doces. Em cada uma das opções, Gisele traz os ingredientes e também o modo de preparo.
As receitas são simples, mas a modelo avisa que simples não significa fácil. Ela também dá algumas dicas para conciliar a rotina corrida com o preparo dos alimentos: “Reconheço que há trabalho e tempo envolvidos em assar um pão, fazer leite amêndoas. Por isso, incluí algumas estratégias e dicas para planejar e organizar refeições. Além disso, não é preciso mergulhar de cabeça, você pode fazer uma ou duas receitas por semana”.
Para quem não tem muita prática na cozinha, ou não acredita que consegue seguir o plano, Gisele também lembra que quanto maior for a prática, mais fácil ficará o processo: “Seja gentil consigo mesmo e estabeleça metas possíveis, trabalhando para alcançá-las gradativamente”.
Nutrir, novo livro de receitas de Gisele Bündchen já está a venda em livrarias e na Internet. E confira abaixo uma das receitas que a modelo criou!!
Receita de Salmão Crocante
Rende duas porções
Ingredientes
- 2 filés de salmão selvagem com pele
- Sal marinho refinado
- 1 colher de sopa de suco de limão siciliano fresco
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 a 2 colheres de sopa de óleo de abacate
- 2 colheres de sopa de ervas frescas, picadas
Modo de preparo
1.Enxugue os filés dando tapinhas com folhas de papel-toalha. 2. Tempere generosamente com sal. 3. Em uma tigela pequena, bata o suco de limão-siciliano, o azeite e uma pitada de sal até formar um molho. 4. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio a alto e, quando estiver bem quente, regue com óleo de abacate suficiente até cobrir o fundo da panela. 5. Coloque os filés com cuidado, deixando a pele em contato com o óleo. 6. Sele por 3 minutos, até que a pele fique crocante e dourada e se solte facilmente da frigideira. Evite mexer no peixe enquanto ele cozinha. Para olhar o ponto da pele, você pode deslizar uma espátula fina por baixo e levantar um pouco. 7. Vire os filés e cozinhe do outro lado (3 minutos para malpassado ou 5 minutos para bem passado) até que o peixe comece a desmanchar quando pressionado suavemente. 8. Transfira os filés com a pele para cima para pratos individuais e salpique as ervas frescas. 9. Despeje um pouco do molho ao lado do peixe (mas não em cima da pele, pois ela perderá a crocância). 10. Sirva imediatamente.