A Serra da Mantiqueira se transforma em destino de alta gastronomia neste segundo semestre. O Botanique Hotel Experience, Relais & Châteaux, recebe a série “Primavera do Paladar”, que de setembro a dezembro reúne seis chefs latino-americanos em jantares especiais, sempre aos finais de semana. A proposta é transformar o refúgio serrano em palco de encontros memoráveis, onde natureza, hospitalidade e cozinha autoral se entrelaçam.
A temporada começa em 27 de setembro com o equatoriano Wilson Alpala, do restaurante Zazu, em Quito. Reconhecido pela criatividade em combinar ingredientes ancestrais do Equador com técnicas de vanguarda, Alpala construiu carreira internacional que passou pelo Ritz Paris e pelo três estrelas Michelin Manresa, na Califórnia. Hoje, é considerado um dos grandes nomes da nova geração da gastronomia latino-americana, coroado em 2023 com o prêmio de Chef Revelação concedido pela San Pellegrino.

No dia 11 de outubro, será a vez de José Tamayo, do Casa Gangotena, também em Quito. Instalado em um palacete histórico, o restaurante celebra tradições andinas reinterpretadas com sofisticação, valorizando a biodiversidade local em diálogo com ingredientes brasileiros.
Já em 25 de outubro, o hotel celebra seus 13 anos com uma Noite de Gala beneficente, comandada pelo guatemalteco Sergio Diaz, do restaurante Sublime. Com renda revertida à organização Gerando Falcões, a noite promete sofisticação, harmonizações primorosas e etiqueta impecável.
Em 8 de novembro, o colombiano Duván Ochoa Zuluaga, do Las Balsas, na Patagônia argentina, propõe uma leitura gastronômica que conecta o frio terroir andino às nuances da Mantiqueira, em pratos de frescor e acidez marcantes.
A viagem segue em 22 de novembro com o peruano Franco Hurtado, do Hotel B, em Lima, que traduz a força criativa da culinária peruana contemporânea, combinando influências andinas, amazônicas e nikkei.
A programação se encerra em 6 de dezembro com Cristian Puente, do Pikaia Lodge, nas Galápagos. Seu menu celebra a biodiversidade das ilhas equatorianas, explorando ingredientes locais, pesca sustentável e gastronomia consciente.
“Estes jantares representam a consolidação do Botanique como destino de experiências autênticas e transformadoras. Reunir chefs da Relais & Châteaux reforça nosso papel de conectar culturas e exaltar a gastronomia como motor da hospitalidade”, afirma Marcus Serejo, diretor geral do Botanique Hotel Experience.
As reservas já estão abertas para hóspedes e visitantes, em número limitado. Mais do que encontros gastronômicos, a Primavera do Paladar afirma a vocação do Botanique em integrar hospitalidade, cultura e natureza em pleno coração da Mantiqueira.
Botanique Hotel Experience
Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 – Bairro dos Mellos – Campos do Jordão (SP)
WhatsApp: (12) 99709-0680
www.botanique.com.br



