Rabo di Galo recebe bartender do albanês Nouvelle Vague
Mariol Gjata assume o balcão do bar do Rosewood São Paulo em 19 de agosto e apresenta a coquetelaria que ajudou a colocar a Albânia no radar internacional dos grandes bares
A Albânia pode não ser o primeiro destino que vem à cabeça quando o assunto é coquetelaria, mas Tirana vem tratando de mudar essa percepção. Parte dessa transformação passa pelo Nouvelle Vague, bar que ganhou projeção internacional ao levar ingredientes, costumes e referências culturais do país para dentro dos copos. No dia 19 de agosto, um pouco dessa cena desembarca em São Paulo pelas mãos de Mariol Gjata, head bartender da casa.
Gjata assume o balcão do Rabo di Galo, no Rosewood São Paulo, das 20h às 23h, para uma noite de guest bartender. A passagem aproxima dois bares que, cada um a seu modo, procuram traduzir a cultura de seus países por meio da coquetelaria. Enquanto o endereço paulistano explora ingredientes, histórias e tradições brasileiras, o Nouvelle Vague encontrou na identidade albanesa a matéria prima para construir sua personalidade.

A trajetória de Gjata também se confunde com a história recente do bar. Ele chegou ao Nouvelle Vague há oito anos como barback, passou por diferentes funções e assumiu há pouco mais de um ano a liderança do balcão. Hoje, está à frente da equipe e da continuidade de um projeto iniciado em 2012 pelos irmãos Sofokli e Evis Cali.
Um dos trabalhos que melhor traduz a proposta da casa é o menu ORIGIN’AL, desenvolvido a partir de pesquisas em diferentes regiões da Albânia. Ingredientes nativos, tradições culinárias, produtores e histórias locais servem de ponto de partida para coquetéis que procuram apresentar o país por uma perspectiva contemporânea.
Ao longo de quase 13 anos, o Nouvelle Vague ampliou sua projeção para além das fronteiras albanesas e passou por rankings internacionais como World’s 50 Best Bars, Top 500 Bars e Europe’s 50 Best Bars. A visita de Gjata a São Paulo oferece, assim, uma oportunidade pouco comum de conhecer de perto uma cena de coquetelaria ainda pouco familiar ao público brasileiro.
Guest bartender Mariol Gjata no Rabo di Galo
19 de agosto, das 20h às 23h
Rabo di Galo
Rosewood São Paulo
Rua Itapeva, 435, Bela Vista, São Paulo
@rosewoodsaopaulo



