AcompanhamentosReceitas

Arroz branco

3 a 4 porções

  • 1 xícara (chá) de arroz-agulhinha
  • 20 g de óleo
  • 1 colher (sopa) de cebola bem picada
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 dentes de alho bem picados

1 Em uma panela, aqueça o óleo, adicione a cebola e refogue em fogo baixo médio, sem deixar dourar. 2 Adicione o alho e cozinhe mais um pouco, sem deixar corar. 3 Acrescente o arroz, mexendo sempre, até os grãos ficarem bem soltos, secos e brilhantes. 4 Adicione a água, o sal e misture bem. 5 Mantenha ao fogo alto até ferver e, neste momento, abaixe o fogo e tampe a panela, deixando uma fresta para que o excesso de vapor possa sair. 6 Quando o arroz tiver absorvido toda a água, cerca de 10 a 12 minutos, desligue o fogo e deixe o arroz descansar, antes de servir. 7 Afofe o arroz com garfo, para que os grãos se soltem, e retire-o da panela. O arroz pode ser armazenado por, no máximo, 3 dias, em geladeira, em um pote bem vedado.

Dica: Se quiser mais al dente, use 1 e ½ xícara de água para a mesma medida de arroz, desligue o fogo e mantenha a panela tampada, para finalizar o cozimento. Importante: a receita continuará cozinhando com o calor residual e chegará ao ponto com o fogo desligado.

Receita de Marina Hernandez, da Escola Wilma Kövesi de Cozinha, São Paulo, SP; wkcozinha.com.br

Continua após o anúncio
Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar