Destaque PrincipalDoçariaItalianaPadariaReceitasSobremesasÚltima Mordida

Palha italiana, uma tradição na Mooca!

15 porções

Por Pedro Melo

Quanto mais conhecemos de nossa história, mais devemos agradecer à maioria dos imigrantes que aqui chegaram e engrandeceram vários setores, tais como o da gastronomia. Os italianos que vieram no início dos anos 1900 trouxeram entre outras coisas, pães, doces, molhos, massas e, claro, a paixão pelos vinhos. Um desses nobres foi Rafaelle Carillo, que saiu da Comuna de San Giuseppe Vesuviano, em Nápoles, na rica região da Campana, na Itália, e veio para o Brasil, em 1912.De cara, junto com os irmãos Francisco, Antonio e Paschoal Carillo, Rafaelle foi trabalhar com panificação. Logo, o pão italiano que fazia ganhou fama e reconhecimento pela qualidade.

Os irmãos Carillo mantiveram padarias importantes na cidade de São Paulo, mas, principalmente, conseguiram passar a paixão para as gerações futuras. Hoje, no comando da Padaria Carillo, na Mooca, estão seus bisnetos Guilherme e Gabriel Carillo, que comandam a casa com a mesma paixão e dedicação. Por exemplo, ainda mantêm as tradições da entrega de pães em domicílio e abrem para o público de terça-feira a domingo. Além dos deliciosos e perfeitos pães, a dupla preserva outras receitas italianas. Para os leitores de Prazeres da Mesa, eles ensinam a receita da clássica palha italiana:

Continua após o anúncio

Ingredientes

  • 4 caixinhas de 365 g de leite condensado
    Fotos: RJ Castilho
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 100 g de chocolate em pó (50%)
  • 2 pacotes de bolacha maizena
  • Açúcar, para finalizar

 

Montagem

1 Pique o biscoito em pedaços grandes e reserve. 2 Com o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, faça um brigadeiro. 3 Assim que o brigadeiro começar a soltar do fundo da panela, misture o biscoito picado até formar uma massa; retire do fogo. 4 Unte uma assadeira (com medidas de 30 x 40 cm) com manteiga e despeje essa massa por igual; cubra com plástico filme. 5 Deixe esfriar no freezer por 2 horas. Depois, corte-a em quadrados iguais, polvilhe açúcar e sirva.

Padaria Carillo – Rua Demétrio Ribeiro, 29, Mooca,  São Paulo, SP; Tel. (11) 2605-4045, @padariacarillo

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo