ReceitasRisotos

Risoto com cavaquinha e lardo de porco

2 porções

  • 300 g de arroz carnaroli Aquerello envelhecido 3 anos
  • 50 g de lardo
  • 2 cavaquinhas de 250 a 300 g cada uma
  • Azeite extravirgem, alecrim, tomilho e sal a gosto

Caldo de crustáceo

1 Limpe as cavaquinhas, retire-as da casca e reserve. 2 Refogue as cascas em azeite até ficarem bem tostadas. 3 Acrescente água fria e cozinhe por 1 hora, retirando a espuma de vez em quando. O caldo deverá apresentar um sabor bem marcante de crustáceos, adocicado e de cor escura, sem sabor de legumes. 4 Coe e reserve.

Arroz

1 Corte a carne da cavaquinha em cubos de 3 cm. 2 Reserve 12 fatias finas do lardo para a finalização, e corte o restante em cubos de 0,5 cm. 3 Refogue o lardo em cubinhos até obter uma boa quantidade de gordura. 4 Refogue o arroz e continue o cozimento acrescentando o caldo de crustáceo aquecido aos poucos, mexendo o arroz sem parar. Dessa maneira, os grãos de arroz batem uns contra os outros, soltando o amido e fazendo com que o risoto fique mais cremoso no final. 5 Quase no fim do cozimento, sele a cavaquinha até dourar, reserve 12 pedaços para a montagem do prato, e junte o restante ao risoto.

Continua após o anúncio

Montagem

1 Quando o risoto estiver cozido, retire a panela do fogo e “bata”, mexendo bem com uma colher de pau e incorporando um fio de azeite. 2 Coloque em um prato fundo, guarnecendo com 3 pedaços de cavaquinha em cada porção. 3 Disponha uma fatia de lardo cortado fino, sobre cada pedaço de cavaquinha. 4 Leve o prato rapidamente ao forno morno, para derreter o lardo. 5 Finalize com pequenas folhas de tomilho e alecrim.

Receita de Paolo Lavezzini, do Neto, Four Seasons, São Paulo; @neto_caju

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar