Destaque PrincipalReportagensViagens

Aprenda a fazer coelho à caçadora

Confira aqui a receita do Restaurante da Quinta da Boa Vista, que funciona onde era a capela da família imperial, e que é um dos poucos locais onde se pode comer um bom coelho no Rio de Janeiro

Pode ir tranquilo. Você vai estar protegido ali. O local onde funciona, desde 1954, o Restaurante da Quinta da Boa Vista foi a antiga capela da residência da família real portuguesa no Brasil. E não há por que temer o novo coronavírus por lá.

Por Ursula Alonso Manso, do Rio de Janeiro

Isso porque o local oferece a opção de se sentar ao ar livre; bem como está operando com 50% da capacidade e com distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, que não têm toalhas ou guardanapos de pano. Além disso, todos os funcionários trabalham de máscaras e luvas. Para quem preferir o salão interno, na entrada do restaurante há tapete sanitizante, além de álcool em gel.

Continua após o anúncio

Entre as curiosidades históricas do salão, está o fato de que, no passado, durante a missa, os homens se sentavam à direita e as mulheres, à esquerda para não expor o imperador à tentação. Além disso, onde hoje está a cozinha do restaurante funcionava a casa do sacerdote. É de lá, portanto, que saem pratos de se comer rezando, com aquele gostinho de tradição.

Um exemplo é o coelho à caçadora, o preparo especial das segundas-feiras na casa. Sim, o Restaurante da Quinta da Boa Vista é um dos raríssimos lugares no Rio de Janeiro onde se pode comer um (bom) coelho. E o melhor: a casa compartilha aqui sua receita com os leitores de Prazeres da Mesa – uma preparação tão gostosa quanto fácil de ser executada. Sendo assim, confira a seguir o modo de preparo.

Coelho à caçadora

  • 4 porções
  • 1,5 kg de coelho
  • 100 g de bacon picado
  • 100 g de ervilha
  • 100 g de champignon
  • 300 ml de vinho tinto seco
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 1 cebola picada
  • Alho picado, folhas de louro e azeite a gosto.

  1. Dica de chef: Sirva com batatas souté por cima e arroz branco.

    Deixe o coelho marinando com sal, alho, louro, vinho e azeite de um dia pro outro na geladeira.

  2. Em uma panela funda, então, coloque um fio de azeite, o alho e a cebola picada; bem como duas folhas de louro, pimenta-do-reino e o bacon, para fazer o fundo de panela.
  3. Coloque o coelho na panela com toda a marinada e acrescente o extrato de tomate.
  4. Adicione, por fim, a ervilha e o champignon. Então, deixa ferver em fogo baixo com a panela tampada por cerca de 30 minutos.

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar