Destaque PrincipalReportagens

É brilhante!

Rodrigo Levino esbanja carinho e conforto na cozinha do Jesuíno Brilhante

Não precisa ter nascido no Rio Grande do Norte ou ter saboreado tais receitas durante a infância para sentir o carinho – e o conforto – transmitido pela cozinha de Rodrigo Levino. Jornalista e potiguar, ele trabalhava em redações de São Paulo quando decidiu migrar para a gastronomia. Encontrou, então, em suas raízes a inspiração que lhe faltava para dar vida ao restaurante Jesuíno Brilhante.

“O nome é uma homenagem ao primeiro cangaceiro do sertão, porque eu nasci na mesma cidade que ele”, diz o chef. E quem visita o restaurante pode esperar por comida de verdade, de alma. “A coisa que eu mais sentia falta era o arroz de leite, que é algo que só tem no Jesuíno, em mais nenhum outro lugar de São Paulo. E é típico do sertão do Rio Grande do Norte e da Paraíba.”

Como era uma receita desconhecida pelos paulistanos, o cozinheiro criou o bolinho de arroz de leite para o couvert. “Era uma forma de apresentar o preparo, de mostrar mais ou menos a nossa comida”, afirma ele. Deu certo e o petisco até hoje figura entre as opções de entrada, bem como o croquete de carne de sol e a coxinha de costela. “Já servimos bolinho de macaxeira, de feijão-de-corda, mas eu quis variar um pouco e fazer algo com costela. Como a gente já tinha o croquete, pensei em por que não usar a massa da coxinha?”, diz Rodrigo, que faz questão de trazer grande parte de sua matéria-prima direto de seu estado natal.

Continua após o anúncio
Jesuíno Brilhante

Rua Arruda Alvim, 187, Pinheiros, São Paulo, SP; @jesuinobrilhante.

A casa continua em funcionamento, tanto no delivery via Ifood, como também com o serviço de retirada no local.

Etiquetas
Mostrar mais

Isabel Raia

Na equipe desde 2014, Isabel Raia é editora de Prazeres da Mesa. É formada em jornalismo, pela PUC-SP e pela Universidad de Castilla-La Mancha (na Espanha), e pós-graduada em Cozinha Brasileira, pelo Senac. Isabel tem na gastronomia uma de suas grandes paixões (principalmente se a receita incluir queijo ou chocolate).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar