ReportagensViagens

A cidade de Santos é uma das mais bonitas do Brasil, com linda orla e gastronomia campeã

Um roteiro com lugares de gastronomia fantástica para curtir em Santos

Por Pedro Melo

 

Santos, no litoral de São Paulo, é uma das cidades mais bonitas do Brasil. E sua gastronomia está em grande momento. Se estiver por lá, faça o nosso roteiro com algumas de suas melhores mesas.

Continua após o anúncio

 

Madê

Sob o comando do chef Dário Costa, um dos profissionais mais competentes do Brasil e que vai brilhar nos próximos anos, o Madê tem foco em uma cozinha simples e criativa, que valoriza os ingredientes regionais. A casa tem uma decoração clean e moderna, priorizando o conforto dos clientes, com uso de madeira, vidro, arte e muitas plantas. O restaurante conta com três cozinhas, sendo duas de pré-preparo, no andar superior, onde são produzidas as massas frescas, pães e sobremesas e uma de finalização, aberta, para que os comensais acompanhem os preparos finais.

Dario optou por um cardápio curto, postura que reforça a preocupação do chef com o meio ambiente e com o consumo responsável. Na cozinha do Madê tudo é aproveitado e os pratos mudam a cada estação, para respeitar a sazonalidade dos insumos. Prepare o seu paladar para pratos como o Crudo de Peixe (ao molho de castanha, laranjas tostadas, pimenta de cheiro e tuille de biju) e o Tuna Wellington (atum selado  envolto em creme de cogumelos, folhas e massa folhada, com purê de pupunha e molho de catuaba).

 

Tuna Wellington \ Foto por: Fabricio Garcia
Crudo de Peixe \ Foto por: Fabricio Garcia

     

    Rua Minas Gerais, 93 – Boqueirão – Santos

    Funciona de terça à sábado, das 12 às 22 horas. Domingo, das 12 às 17h.

    Informações e reservas: (13) 3288-2434.

    @madecozinha 

     

    Paru

    Em setembro de 2020, o chef Dário Costa inaugurou a sua segunda casa, o Paru, que fica instalado dentro do novo Mercado de Peixes, na Ponta da Praia. O Paru é uma casa democrática de frutos do mar que serve comida informal, de rua, para comer com as mãos. O cliente faz o pedido no caixa e depois retira a comida no balcão da cozinha, sem formalidade alguma.
    No cardápio, estão sanduíches, porções, peixes e frutos do mar na brasa. Destaque para o Tuna Katsu (comida típica de rua havaiana, atum empanado e frito, acompanhado de arroz de sushi, repolho, molho tarê e aioli), o Shrimp Roll (sanduíche de camarão, com maionese temperada com ervas e pimenta. Acompanha batata frita da casa) e o Mc.Fish (sanduíche de filé de peixe do dia empanado na massa de tempurá com maionese de wasabi, salada de rúcula , coentro e picles de cebola roxa).

     

    MC Fish \ Foto por: Fabricio Garcia
    Tuna Katsu \ Foto por: Fabricio Garcia

       

      Av. Governador Mário Covas Júnior, 3.050 – Ponta da Praia – Santos
      Funciona de terça a sábado, das 11 às 18h, e domingo, das 11 às 17h.
      Informações: (13) 3261-4055
      @parurestaurante

       

      Bom Beef Burgers by Netão

      Netão é um dos garotos mais bacanas da gastronomia atual. Tem um enorme coração e manda muito bem na brasa e carnes especiais. “Netão é um dos poucos profissionais da atualidade que fala com as crianças. Atinge todos os públicos”, afirma Ricardo Castilho, diretor editorial de Prazeres da Mesa. “Netão merece todos os aplausos, um ser humano fantástico”. A sua  Bom Beef Burgers, hamburgueria com quatro unidades no estado de São Paulo, é das melhores e certeira escolhas.

      Localizada em Santos, a primeira unidade da marca, que começou a operar em outubro de 2020, somente no formato delivery, recentemente passou a oferecer aos clientes a oportunidade de provarem os famosos lanches no salão da hamburgueria.

      Para agradar a todos os públicos e bolsos, a hamburgueria tem no menu dois tipos de hambúrgueres. Os mais finos, de 100 gramas, no estilo fake smash e os de 170 gramas, sempre no ponto do Netão (bem rosadinha por dentro). Todos os hambúrgueres agradam em cheio, que depois de grelhados são servidos em pães especiais exclusivos para cada variedade, acompanhados de molhos, queijos e maioneses autorais, para tornar a experiência única. Entre os carros chefes, estão: o Big Neto (2 burgers fininhos de 100 gramas cada, alface americana, american cheese, molho especial, cebola roxa, picles de pepino e pão smash) e o Burger Cremoso (burger 170 gramas na brasa, cheddar inglês, maionese do Netão, cheddar cremoso e farofa de bacon no pão brioche artesanal).

       

      Foto por: @Marcosjoelreis
      Foto por: @Marcosjoelreis
      Big Neto \ Foto por: @Marcosjoelreis

       

         

        Além da loja de Santos, a marca tem unidades delivery no Brookllin e na Mooca, em São Paulo, e em São Bernardo do Campo, e já está com novas unidades previstas para outras cidades, através do sistema de franquias.

        Avenida Pedro Lessa, 2533 – Embaré – Santos -SP
        Funciona de terça a domingo, das 11 às 23 horas.
        Delivery e retirada no local pelo Ifood.
        @bombeefburgers

         

        Revo Manufactory

        Nascida em uma garagem no bairro da Ponta da Praia, em Santos, a Revo Manufactory vem revolucionando o mercado gastronômico do litoral de São Paulo nos últimos anos e conquistando fãs e entusiastas de várias partes do país. Instalado em um prédio de três andares, o espaço, que produz quase tudo que é servido na casa, prima pela qualidade dos ingredientes, pelo cuidado no preparo de cada produto, com muita técnica e sem a utilização de conservantes, corantes e pré-misturas, resultando em uma experiência incrível.

        O ambiente é informal, amplo, iluminado e arejado, com capacidade para 180 pessoas. A decoração do local, com muito verde, metais, vidro e peças garimpadas em construções, remete aos galpões antigos em estilo industrial. No térreo, uma espécie de food hall, funciona a padaria, com delícias como os pães de fermentação natural, como o croissant, tortas, quiches e doces; o empório, com cafés especiais vendidos em grãos ou moídos na hora, além de cervejas e vinhos; a cafeteria, onde é possível pedir sanduíches, omeletes e scrambled eggs, acompanhados de várias versões de cafés, e o salão do restaurante, nos fundos, onde é servido brunch, almoço, pizzas e jantar.
        Brilham no menu, a pizza margherita, com um super upgrade que leva queijo padrão e tulha, creme azedo, revojão e manjericão fresco; o Cuscuz (cuscuz nordestino na manteiga, queijo coalho tostado, ovo frito, linguiça do sertão, rabanete e coentro) e o Polvo na lenha (polvo com batatas em manteiga aromática. Acompanha mini cebolas, pimentões e farofa de pão de fermentação natural)

         

        Pizza \ Foto por: Juliana Pinto
        Cuscuz \ Foto por: Juliana Pinto

           

          Avenida Epitácio Pessoa, 737 – Ponta da Praia – Santos
          Funciona de quarta a sexta, das 12 às 23h, sábado, das 10 às 23h, e domingo, das 10 às 22h.

          Informações: (13) 99755-7386
          @revomanufactory

           

          Tasca do Porto

          O restaurante português Tasca do Porto é o local ideal para quem pretende conhecer o Centro de Santos. Instalada em um aconchegante casarão centenário no número 115 da Rua XV de Novembro, a Tasca do Porto mantém o clima das tradicionais tascas portuguesas, com decoração temática e um cardápio composto por pratos elaborados com receitas da culinária lusitana, com várias opções à base de carnes, peixes e frutos do mar, como o Bacalhau a Casa (lombo de bacalhau levemente empanado e frito, acompanhado de batata à portuguesa). Nas noites de quinta à sábados, tem música ao vivo no jantar da casa. E toda primeira quarta-feira do mês, a partir das 20 horas, o restaurante promove a Noite do Fado.

           

          Foto por: Thiago Souto e André Portuga
          Bacalhau a casa \ Foto por: Thiago Souto e André Portuga

             

            Rua XV de Novembro, 115 – Centro Histórico de Santos

            Funciona de domingo a quarta, das 11 às 16 horas. E de quinta a sábado, das 11 às 23 horas.

            Informações e reservas: (13) 3219-4280

            @tascadoporto

             

            Terminal BBQ Steak House

            Aqui, temos a melhor churrascaria de Santos. O Terminal BBQ Steak House, nasceu com a proposta de oferecer carnes nobres grelhadas com toda técnica e esmero, em uma parrilla argentina, e pratos preparados cuidadosamente.

            Localizado na entrada da churrascaria, o Container Bar é um dos destaques da casa. O local tem uma decoração moderna e intimista, com mesas e bancos altos e iluminação aconchegante, realçada por uma bancada de pedra Onix toda iluminada. O cardápio do Terminal BBQ Steak House conta com cortes especiais de carnes Angus, além de peixes e frutos do mar. Destaque para o Tomahawk, Short Rib e Bife de Chorizo Reserva, feitos no ponto certo. Mas vale provar tambem o Flat Iron, Bife Ancho e Picanha. Entre as opções do mar, estão camarão pistola e salmão. Todos os cortes acompanham arroz e farofa da casa, mas os clientes também podem pedir outros deliciosos acompanhamentos.

             

            Picanha \ Foto por: Christian Jauch
            Chorizo \ Foto por: Christian Jauch
            Ancho \ Foto por: Christian Jauch

               

              Rua Goiás, 116, Boqueirão – Santos.
              Funciona de terça à quinta, das 18h30 às 23h; sexta e sábado, das 12 às 23h; e domingo, das 12 às 16h.
              Informações e reservas: (13) 3322-7007.
              @terminalbbq

              Mostrar mais

              Prazeres da Mesa

              Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

              Artigos relacionados

              Botão Voltar ao topo