Destaque PrincipalReceitas

São João no sofá: comidinhas para ter um arraiá sem sair de casa

Pratos fáceis de preparar trazem o sabor e a memória da festa junina direto para sua cozinha

No Brasil, o Dia de São João vai muito além da fé e da tradição. Celebrado em 24 de junho, é uma das datas mais queridas do calendário junino, marcada por danças, bandeirinhas coloridas, fogueiras e claro, muita comida gostosa. Das grandes festas do interior aos arraiás urbanos, o que une o país é o cheirinho de milho, amendoim e especiarias que tomam conta do ambiente e despertam memórias afetivas em todo brasileiro.

Para quem prefere comemorar em casa, reunir amigos e montar um “arraiá particular” as receitas típicas são parte essencial da experiência. É possível recriar o clima junino na cozinha e curtir o São João no sofá, com quitutes que remetem diretamente às tradições da data. A seguir, três sugestões enviadas por chefs que trazem o sabor das festas do interior para dentro de casa mas com ingredientes acessíveis e preparo prático.

Receita de Raul Vieira, Terraço Jardins

Continua após o anúncio

Ingredientes
Massa

  • 500 g de farinha de milho (marca Nossa Sra. das Brotas)
  • 50 g de farinha de mandioca crua
  • 1 litro de caldo de carne
  • 40 g de óleo vegetal ou banha de porco

Recheio

  • 400 g de carne moída de boa qualidade
  • 1 cebola pequena picada finamente
  • 2 dentes de alho amassados
  • Suco de 1 limão rosa pequeno
  • Salsinha e cebolinha picadas a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1 Em uma tigela grande, misture a farinha de milho com a farinha de mandioca crua. 2 Ferva o caldo de carne com o óleo ou a banha. 3 Despeje o caldo fervente aos poucos sobre as farinhas, mexendo até formar uma massa homogênea e firme. Acerte o sal, se necessário. 4 Deixe esfriar um pouco e sove até que fique lisa e fácil de modelar. 5 Misture os ingredientes do recheio, utilizando a carne crua e bem temperada. 6 Modele os bolinhos: abra uma porção de massa na palma da mão, recheie e feche em formato de croquete. 7 Frite em óleo aquecido a 170ºC até dourar. Escorra em papel toalha e sirva quente.

Restaurante Terraço Jardins – Alameda Santos, 2233, Jardins, São Paulo, SP, tel.: (11) 3069-2233; @terracojardins

Receita de Olivia Maita, Oli Pane

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 3 paçocas tipo rolha
  • 15 g de leite em pó

Modo de preparo

1 Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. 2 Mexa sem parar até que a mistura desgrude do fundo da panela. 3 Deixe resfriar na geladeira por pelo menos 12 horas. 4 Porcione em bolinhas e enrole na paçoca triturada.

Oli Pane – Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 75, Itaim Bibi, São Paulo, SP, tel.: (sem telefone informado); @olipane.sp

Receita de Cabruca, Dengo Chocolates

Ingredientes
Creme de milho

  • 200 g de milho verde cozido e debulhado
  • 200 ml de leite integral
  • 60 ml de leite condensado
  • 60 ml de café expresso

Creme batido

  • 150 ml de creme de leite fresco
  • 50 ml de leite condensado
  • 15 g de açúcar
  • 20 g de creme de milho (preparado acima)

Finalização

  • Doce de leite a gosto
  • Flocos de milho açucarados triturados

Modo de preparo

1 Finalize com o creme batido e os flocos de milho triturados. 2 Bata os ingredientes do creme de milho no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Reserve. 3 Na batedeira, bata o creme de leite fresco com o açúcar até ponto de chantilly. 4 Desligue a batedeira e misture delicadamente o leite condensado e o creme de milho. 5 Em um copo longo, pincele doce de leite nas laterais. 6 Misture o creme de milho com o café e despeje no copo.

Cabruca – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 196, 2º andar, Pinheiros, São Paulo, SP, tel.: (11) 91018-9842; @cabruca.sp

Mostrar mais

Luiza Pires

Jornalista que vive entre pautas, garfadas e viagens. Instagram: @luizarpires

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo