Agenda

Semana de 15 a 22 de setembro

Trutas e trufas viram tema de festival no Espírito Capixaba

Além de suas requisitadas moquecas, o restaurante de cozinha regional Espírito Capixaba, em São Paulo (Rua Francisco Leitão, 57, Pinheiros, tel. 11-3062-6566) acaba de lançar o seu Festival de Trutas e Trufas. Até o final de setembro, o chef José Rodrigues prepara o conhecido peixe em três versões (tradicional, ao maracujá e bechamel). Ao saborear uma das receitas da casa, o cliente ganha de sobremesa uma dupla de trufas a escolher (brigadeiro, maracujá e tradicional).

Agora em vôo-solo, Rueda abre o seu La Tomate Bistronomique

Localizado no Itaim Bibi, na capital paulista, bem ao lado do Pomodori, no qual brilhou durante os últimos anos ao lado do ex-parceiro Rodrigo Martins, o chef Jefferson Rueda abre sua nova casa na cidade, na companhia de sua nova sócia, a empresária Marina Thompson. Com o recém-inaugurado La Tomate Bistronomique (Rua Professor Tamandaré de Toledo 25, Itaim Bibi (SP), tel. (11) 3071-1312), Rueda traz o conceito revisitado de cozinha de bistrô, que inclui toques contemporâneos, desconstruções, cozimento a vácuo em baixa temperatura e até mesmo referências de suas raízes do interior paulista. (A partir da primeira semana de outubro, a casa também passa a abrir no almoço).

Continua após o anúncio

Tarsila traz a São Paulo os aromas e sabores da mesa peruana

Chef Gustavo Valcárcel Bello é o convidado do festival gastronômico que começa esta semana

Entre os dias 16 e 21 de setembro, acontece no restaurante Tarsila, do InterContinental São Paulo (Al. Santos, 1.123, Cerqueira César, tel. (11) 3179-2600), o 9º Festival Gastronômico Peruano. Eleito pelo Instituto Peruano de Opinião Pública como o melhor chef de cozinha da capital, Lima, Gustavo Valcárcel Bello, do restaurante Eliazar, é o convidado este ano deste já tradicional festival paulistano, que acontece sempre nos jantares do Tarsila.

Normandia e Bretanha são destaque no novo brunch do Aquarelle

A boa mesa da Normandia e Bretanha é a base de inspiração das receitas leves e coloridas do novo brunch dominical de primavera do restaurante Aquarelle, do Sofitel São Paulo Ibirapuera (Rua Sena Madureira, 1355, Ibirapuera, tel. (11) 5087-0800). Assinado por Patrick Ferry, o menu fará sua estréia neste domingo, dia 21 de setembro, com a presença do chef Laurent Suaudeau. Servido todos os domingos, entre 12h30 e 16h30, nas opções de bufê, light e baixa caloria, o brunch Tour de France também dá direito a sorver à vontade o legítimo espumante nacional (da França, claro).

Mini-festival de tartufo nero no Ravioli Cucina Casalinga

Preciosidade da gastronomia mundial, o tartufo nero da cidade de Norcia (a capital gastronômica da Úmbria, na região do Norte italiano) poderá ser saboreado esta semana no Ravioli Cucina Casalinga, de São Paulo (Rua Joaquim Antunes, 197, Jardim Paulistano). O chef-proprietário Roberto Ravioli estará perpetrando um menu-degustação com esses aromáticos turbérculos ao lado do italiano Cláudio Savitar. Informações e reservas antecipadas pelos telefones (11) 3082-3383 e 3083-1625. Só nesta terça (16/9) e quarta-feira (17/9).

Enoteca Decanter inaugura sua primeira loja em São Paulo

A importadora catarinense Decanter acaba de abrir as portas de sua primeira loja na capital paulistana. Localizada na zona sul da cidade, a Enoteca Decanter (Rua Joaquim Floriano, 838, Itaim Bibi, São Paulo, (11) 3073-0500; www.decanter.com.br) conta com um portfólio de cerca de 700 rótulos provenientes de 12 diferentes países do velho e do novo mundo, além de wine bar e um espaço destinado a cursos e eventos.

Shintori festeja três décadas na cena gastronômica de Sampa

Apontado nos anos 80 como uma das melhores referências da cozinha japonesa de São Paulo, o Suntory completa esta semana 33 anos de existência. Rebatizado desde 2005 como Shintori (Alameda Campinas, 600, Cerqueira César, tel. (11) 3283-2455), os empresários Nancy Saeki e Daniel Ueki, que hoje comandam este tradicional endereço, recebem convidados para um coquetel dia 15.

Miolo lança Fortaleza do Seival 2008 com a uva viognier

Chega ao mercado, na segunda quinzena de setembro, o Fortaleza do Seival Viognier 2008 — o mais novo branco da vinícola brasileira Miolo (www.miolo.com.br). A bebida, com produção inicial de 12 mil garrafas, é um produto elaborado com uvas do projeto Fortaleza do Seival Vineyards, localizado em Candiota, na região da Campanha, fronteira vinícola localizada no extremo meridional do Rio Grande do Sul. Originária da região do rio Rhône, Sul francês, a viognier é cultivada em vinhedos próprios da família Miolo. Bastante aromático, com notas flores brancas e frutas de caroço, o rótulo brasileiro apresenta-se complexo e intenso na boca, ideal para se harmonizar com queijos e frutos do mar.

Ano-novo judaico em grande estilo – e em prol do bem

No próximo dia 30 de setembro, os judeus do mundo todo chegam ao ano de 5769. Abaixo algumas sugestões para celebrar em grande estilo – e, melhor, fazendo o bem — o Rosh Hashaná — a data que abre o Ano-novo judaico:

Doce e irresistível
Para começar (e fechar) um ano bom e doce, a chocolatiére da Sweet Brazil, de São Paulo, (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1153, (SP), tel.11 3061-0299; www.sweetbr.com.br), Paula de Lima Azevedo, criou uma coleção especial com chocolates kasher e não-kasher. A maçã e o mel, que traduzem a doçura deste momento de comemoração, compõem a mini-maçã recheada com ganache de mel. A caixa, com 16 bombons, reverte parte da sua receita para o CIAM (Centro Israelita de Apoio Multidiciplinar — entidade que trabalha para o desenvolvimento de pessoas, do nascimento à terceira idade, sem distinção de raça ou religião). Já a rede Chocolate du Jour, também de São Paulo (tel. (11) 3168-2720; loja virtual: www.chocolatdujour.com.br) criou delícias circulares denominadas Shaná Tová Umeteká. Vendidas em latas estilizadas chai (símbolo da vida para os judeus), 10% da renda obtida será revertida para a União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social.

Banquete completo
Da entrada à sobremesa, a AK Delicatessen, de SP (Rua Mato Grosso, 450, Higienópolis; www.akdelicatessen.com.br), da chef Andrea Kaufmann, preparou um banquete à altura do evento. As sugestões incluem clássicos como o arenque marinado no creme, o caldo restaurador, o leikach (bolo de mel) e o requisitado guefilte fish da casa. Encomendas pelo tel. (11) 3231-4497.

No auge da safra, alcachofra brilha nos menus de São Paulo

Acontece até o próximo dia 21 no Piccolo Bistrot o 3º Festival da Alcachofra. Nas mãos do chef ítalo-suíço Sandro Sarbach, esta flor milenar aparece sob a forma de risoto, na brasa, recheada com mexilhões, farofa, aliche e uva passa, farofa de alho e azeitona preta, dentre as 10 diferentes sugestões do menu-degustação. Piccolo Bistrot (Rua Tucuna, 689, Perdizes, tel. (11) 3872 -1625).

O restaurante Heleno de cozinha mediterrânea, é outro endereço da cidade em que a alcachofra é protagonista. Para os fãs da iguaria, o chef Pedro Tannus, criou a truta grelhada ao molho de alcachofra e risoto de limão siciliano. Heleno (Rua Dr. Mário Ferraz, 37, Itaim Bibi, tel. (11) 2129-7906).

Além do risoto com a flor, a Osteria Don Boseggia prepara a lasagna ai carciofi. Osteria Don Boseggia (Rua Diogo Jácome, 591, Vila Nova Conceição, tel. (11) 3842-5590; www.osteriadonboseggia.com.br).

Juliano, chef-proprietário do Torero Valese, de cozinha espanhola, destaca a salada de aspargos frescos, fundo de alcachofra, tomate seco, mussarela de búfala, alface americana e ervas frescas. Torero Valese (Av. Horácio Lafer, 638, Itaim Bibi, tel. (11) 3168-7917).

Em Campos do Jordão (SP), o chef Fernando Couto, do restaurante Confraria do Sabor, promove até o final de setembro o Festival da Alcachofra, com um menu degustação temático, que vale conferir. Confraria do Sabor (Av. Vitor Godinho, 191, Capivari, Campos do Jordão, tel. (12) 3663-6550; www.confrariadosabor.com.br).

Spa surpreende com festival à base de chocolate e doces

Para a legião de gordinhos que briga contra aqueles quilos a mais, o 2º Festival de Doces do Spa Fazenda Igaratá (Rodovia Dom Pedro I, km 29 município de Igaratá, tel. (11) 4658-1433, a 90 km de São Paulo, www.spaigarata.com.br) que acontece até o dia 20 de setembro, promete provar, na prática, que na luta contra a balança não é preciso subtrair alguns prazeres da vida. Porém, nem tudo por lá será tão doce: a programação inclui a palestra com o médico endocrinologista e nutrólogo João Cesar Castro Soares, atividades esportivas e de lazer, além de um workshop de chocolates diet, aulas de sobremesas requintadas de baixa caloria – tudo para não prejudicar o regime.

Confraria do Bem Comer promove encontro por alimentação mais saudável

No próximo dia 22, o restaurante Porto Rubaiyat, em São Paulo (Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 1.142, Itaim Bibi) será palco da 6a edição da Confraria do Bem Comer, cujo tema destaca “A importância das fibras na alimentação e na saúde”. Após as palestras de médicos e especialistas em nutrição e gastronomia acontece um jantar degustação a partir dos importantes conceitos abordados no encontro. Mais informações e reservas pelo tel. (11) 3077-1111.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo