Receita dia 17 - Mesa Sertão 2026
Telma Shimizu

PESCADO DO RIO COM TARÊ DE RAPADURA E GENGIBRE
Para o peixe:
- 4 filés de peixe limpos, com cerca de 180 g cada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de um limão
- Farinha de trigo ou amido de milho para empanar
- 2 colheres de sopa de azeite
- 50 ml de cachaça
Para o molho de rapadura e gengibre:
Continua após o anúncio
- 100 ml de cachaça
- 200 ml de shoyu
- 100 g de rapadura
- Suco de 1 limão
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal
- Tempere o peixe com sal, pimenta e o suco de limão.
Leve a cachaça ao fogo em uma panela pequena e deixe ferver até evaporar a maior parte do álcool.
Adicione o shoyu e a rapadura e cozinhe em fogo baixo até dissolver a rapadura e a mistura homogeneizar e engrossar. Adicione o suco de limão e o suco do gengibre ralado. Finalize com a manteiga e misture bem até a mistura ficar bem aromática e brilhante.
Empane os filés na farinha ou amido e leve ao fogo em frigideira aquecida untada com o azeite, deixando dourar dos dois lados. Flambe com a cachaça, adicione o tarê e envolva bem todos os filés com o molho.
Sirva com as guarnições que preferir, como arroz e farofa ou uma boa salada.



