Terra Madre Brasil acontece em formato on-line e gratuito
De 17 a 22 de novembro, programação do evento contará com a participação de agricultores familiares, educadores e pesquisadores para debater sobre uma alimentação limpa e justa
Diante do momento em que estamos vivendo, a terceira edição do Terra Madre Brasil acontecerá de maneira virtual. Assim, de 17 a 22 de novembro, a intensa programação do evento será on-line e contará com a participação de agricultores familiares, educadores e pesquisadores.
Além disso, pensando nas comunidades rurais participantes que têm restrições de acesso à internet, a organização do evento realiza um levantamento nas 120 comunidades inscritas. Com isso, pretende oferecer a possibilidade de apoio com dados móveis. Em casos de participação em espaços de fala, o Slow Food Brasil oferecerá apoio estrutural para facilitar a transmissão e conexão.
Promovido pelo Slow Food, o Terra Madre Brasil faz parte da programação internacional do Terra Madre – Salone del Gusto 2020, que será lançado de 8 a 12 de outubro de 2020; e que se estende até abril de 2021.
Programação
Entre as atividades do Terra Madre Brasil para este ano estão rodas de conversa com integrantes da rede Slow Food Brasil, incluindo comunidades rurais e urbanas, e de organizações parcerias. Toda a programação do evento será norteada por três eixos: Cultura alimentar e biodiversidade; Educação alimentar, segurança alimentar e nutricional e alimentação escolar; e Incidência política e mobilização da sociedade civil. Além disso, como o evento coincidirá, no dia 20 de novembro, com o Dia da Consciência Negra, a programação contará com temas voltados às questões raciais e à comida de terreiro.
A lista de atividades inclui, ainda, espaço educativo com laboratórios para crianças; oficinas do gosto envolvendo cozinheiros da rede Slow Food que atuam na valorização dos biomas brasileiros e representantes de comunidades rurais; projeções de filmes e documentários seguidos de bate-papos; apresentações culturais; e, ademais, um mapa interativo, em que será possível conhecer comunidades, agriculturas familiares e Indicações Geográficas.
Já o encerramento, no fim de semana, apresenta dois grandes Diálogos do Terra Madre, cuja proposta é refletir coletivamente, servindo como espaço de problematização, sobre o sistema alimentar e seus impactos no que tange a cultura alimentar, a justiça social e o equilíbrio ecológico.
Confira mais detalhes no site.