Agenda

Três cozinhas, muitos Brasis: Txai reúne chefs na Costa do Cacau

Ícaro Rosa, Henrique Gilberto e Roberta Sudbrack desembarcam em Itacaré para dividir a cozinha com Nena em uma sequência de jantares que aproxima diferentes territórios da gastronomia brasileira

Há muitas maneiras de contar o Brasil pela comida. Algumas passam pelo dendê e pelo cacau da Bahia, outras pelas panelas e quintais de Minas Gerais, outras ainda por ingredientes e receitas que atravessam o país e reaparecem sob um olhar contemporâneo. É justamente desse encontro de sotaques culinários que parte o Sabores em Encontro, projeto do Txai Resort Itacaré que, depois de estrear com Onildo Rocha, recebe Ícaro Rosa, Henrique Gilberto e Roberta Sudbrack até novembro.

A ideia é menos colocar um chef convidado diante dos fogões e mais provocar uma conversa. Em cada edição, os cozinheiros dividem a criação do menu com Nena, chef do Txai, aproximando seus repertórios dos ingredientes, sabores e referências da Costa do Cacau. O resultado muda a cada encontro e tem como cenário o Restaurante Orixás, dentro do resort, em Itacaré.

O primeiro nome dessa nova sequência joga praticamente em casa. Em 12 de setembro, Ícaro Rosa atravessa Itacaré para cozinhar com Nena. Fundador do restaurante Jiló e morador da Bahia há mais de uma década, o chef desenvolveu por ali uma cozinha que mistura memória afetiva, diversidade cultural e referências de diferentes cantos do país. Para o jantar, a dupla parte das brasilidades e da cultura baiana para construir o menu.

Continua após o anúncio

A geografia muda em 31 de outubro, quando Minas Gerais chega à mesa com Henrique Gilberto. À frente do Grupo Viela, em Belo Horizonte, ele reúne projetos como Cozinha Tupis, Forno da Saudade, Bar Juramento 202 e Armazém. Sua formação também passou por cozinhas de Alex Atala, Alberto Landgraf e Massimo Bottura, mas é no território mineiro, em seus ingredientes, técnicas e hábitos cotidianos, que o chef encontrou boa parte da identidade de seu trabalho.

Essa Minas menos presa à imagem do receituário tradicional encontra no Txai outro território de personalidade igualmente forte. Em vez de simplesmente transportar sua cozinha para a Bahia, Henrique deverá colocá la em conversa com o repertório de Nena e com os produtos encontrados no litoral sul baiano, justamente a dinâmica que norteia o projeto.

Para fechar a temporada, em 21 de novembro, chega Roberta Sudbrack. Gaúcha radicada no Rio de Janeiro, ela ocupa um capítulo importante da gastronomia brasileira contemporânea e construiu boa parte de sua trajetória investigando ingredientes nacionais, receitas afetivas e memórias culinárias sem transformar tradição em peça de museu.

Restaurante Orixás / Foto: divulgação

Sudbrack esteve à frente do restaurante que levou seu nome e de projetos como SUD e Pássaro Verde. Antes disso, viveu uma experiência singular ao comandar a cozinha do Palácio da Alvorada. Em 2015, foi eleita Melhor Chef da América Latina pela Restaurant Magazine. No Txai, divide os fogões com Nena no jantar que encerra o calendário de 2026 do Sabores em Encontro.

A diferença entre os convidados é justamente um dos pontos interessantes da programação. Ícaro parte de uma relação cotidiana com a Bahia e com Itacaré. Henrique carrega uma leitura contemporânea da cultura alimentar mineira. Roberta chega com uma trajetória construída em torno da investigação da cozinha brasileira. Em comum, os três encontram uma chef anfitriã e um território que não funciona apenas como pano de fundo.

E o endereço ajuda. O Txai está instalado em 92 hectares de Mata Atlântica preservada, na Costa do Cacau, região onde floresta, oceano e cultivo de cacau convivem em uma mesma paisagem. Membro da Relais & Châteaux e pertencente ao Grupo RFM, o resort mantém apenas 38 bangalôs, distribuídos em sete categorias, ao longo de uma propriedade com cerca de três quilômetros de praia.

A gastronomia é uma das frentes da experiência do hotel, ao lado de atividades ligadas à natureza, piscinas, bares e spa com vista para o mar. Para hóspedes que chegam pelo Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, há ainda uma sala VIP exclusiva do Txai. Recentemente ampliado, o espaço ocupa 74 metros quadrados e funciona como uma espécie de primeira e última parada da hospedagem antes do deslocamento entre Ilhéus e Itacaré.

Os jantares do Sabores em Encontro acontecem no Restaurante Orixás e não ficam restritos a quem está hospedado no resort. O público externo também pode reservar lugar, com os menus comercializados separadamente das diárias. Uma boa oportunidade para descobrir, à mesa, o que acontece quando diferentes Brasis se encontram diante do mar da Bahia.

Sabores em Encontro 2026

12 de setembro
Ícaro Rosa e Nena

31 de outubro
Henrique Gilberto e Nena

21 de novembro
Roberta Sudbrack e Nena

Txai Resort Itacaré
Rodovia Ilhéus Itacaré, BA 001, km 48, Itacaré, Bahia
Tel: (11) 3040 5010 e (73) 2101 5000

@txairesorts

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo