Vencedor humano, inteligência artificial
Na virada para os 22 anos e o novo projeto da revista, entregamos não uma, mas sete capas inéditas
Absoluto sigilo. Eram essas as palavras que circulavam em grupos de WhatsApp restritos à própria equipe, durante a preparação da Prazeres da Mesa que está nas bancas. É que, além de anunciar os vencedores do Melhores do Ano da Gastronomia 2025, a revista de junho tinha um propósito maior: inaugurar o novo projeto gráfico e editorial, e colocar, pela primeira vez, o Chef do Ano na capa. No caso, a Chef do Ano: Helena Rizzo, do Maní, em São Paulo. Junto a ela, um bolo – afinal, a edição celebra os 22 anos da publicação. Para não levantar nenhuma suspeita – e manter a ideia da profissional segurando a sobremesa decorada à altura – apelamos para a inteligência artificial para dar vida à revista jovem e renovada.






“Para criar a imagem final da Helena Rizzo com o bolo, eu precisei treinar a ferramenta de IA com 20 imagens do rosto dela. Imagens das assessorias de imprensa, dos fotógrafos da revista e do Google”, conta o diretor de arte Fábio Santos, há 18 anos na empresa. “Foram mais de 290 imagens criadas do rosto dela, 65 imagens do bolo, 90 imagens do logotipo da revista na versão com farinha”, acrescenta ele, sobre o trabalho apenas sobre as imagens da Chef do Ano. Ou seja, quem esperou 1h30 de cerimônia para vislumbrar, enfim, a capa anunciada ao início da premiação, não imagina que ele passou cerca de 10 horas trabalhando a composição no Photoshop.

Como a decisão sobre o vencedor de categoria tão importante só se deu nos 45 do segundo tempo, as imagens dos sete chefs finalistas receberam o mesmo tratamento, nas semanas que antecederam a entrada em gráfica. No total, foram mais de 1.000 imagens trabalhadas, de acordo com Fábio.
Veja as capas que poderiam ter sido as vencedoras:










