Volta ao mundo em três dias
Por Letícia Rocha
As cozinhas japonesa, libanesa, judaica e francesa marcaram as atividades do Prazeres da Mesa Ao Vivo. Na defesa de suas origens culinárias, marcaram presença os chefs paulistas Tsuyoshi Murakami (Kinoshita), Leila Kuczynski (Arábia), Andrea Kaufmann (AK Delicatessen) e Emanuel Bassoleil (Skye).
Em comum, todos mostram como a cozinha tradicional ganhou vertentes com toques de brasilidade. “Cheguei aqui com 21 anos, daqui três ou quatro anos, eu vou fazer 24 anos de Brasil, ou seja, vou ser mais brasileiro do que francês”, brinca Bassoleil, que preparou uma taça com sabores típicos, com sagu de mandioquinha, cambuci (fruta típica de São Paulo) e o bolo-de-rolo, uma exclusividade pernambucana.
Ainda entre os destaques da programação, uma disputada aula com o consultor de etiqueta Fábio Arruda. Com um bate-papo divertido, o expert desvendou mitos e aquelas dúvidas que sempre ao se deparar com uma mesa toda montada. “Talheres sempre de dentro para fora. E o guardanapo de pano deve ser colocado assim que sentar, no colo, dobrado no meio, voltado para você. Se tiver mais dúvidas, siga sempre o seu anfitrião”, dá a dica Arruda.